Partilhar nas Redes Sociais

Explicações de Português

Explicações de Português tem atendimento personalizado, foca-se nos conteúdos específicos solicitados pelos alunos e encarregados de educação.

A Quickwords Lda dá apoio a Explicações de Português há mais de três décadas, sempre atenta e redirecionando conteúdos e manuais de acordo com as diretivas anualmente geradas pela Entidade Competente.

Assim sendo, Explicações de Português , baseia-se nos programas e manuais definidos pelas instituições de ensino a qual pertence o aluno.

No entanto, dispõe de manuais complementares, recomendados pelo Ministério de Educação para todas as disciplinas em curso. Na prossecução desta tarefa,  Explicações de Português consulta de forma periódica as editoras que se dedicam a elaboração de conteúdos e manuais no contexto do Ensino Secundário.

Por outro lado, tem sido, uma preocupação contínua a aquisição de manuais atualizados e revistos consoante as diretrizes do Ministério de Educação.

Neste sentido, julga-se crucial a pesquisa que efetuamos na procura permanente de inovações e motivações em relação aos conteúdos programáticos estipulados pelo pelouro educativo.

Neste âmbito, as explicações versam sobre as seguintes disciplinas:

1- Matemática

2- Geografia

3- Física

4- Química

5- História

6- Filosofia

7- Português

8- Outras…

Saiba mais: 

Como evoluiu a Língua Portuguesa?

A Língua Portuguesa é resultado de uma evolução orgânica do latim trazido por colonos romanos no Século III a.C., com influências alternadas de outros idiomas e em particular com substrato céltico.explicações português colégio são joão de brito
O português arcaico desenvolveu-se no Século V d.C., após a queda do Império Romano e as invasões germânicas, ditas bárbaras, como um dialeto românico, o chamado galego português.
Usado em documentos escritos desde o século IX, o galego-português tornou-se uma linguagem madura no século XIII, com uma literatura rica.
Em 1290 foi decretado língua oficial do reino de Portugal pelo rei D.Dinis I. A passagem para o português moderno deu-se no renascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) considerado o marco.
A normatização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João de Barros.

A partir do século XVI, com a era dos descobrimentos, a língua portuguesa passa a abranger o português europeu e o português internacional. Em 1990 foi firmado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa assinado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Principais períodos da Língua Portuguesa:

Proto-histórico (séc. III a.C.- séc. XII)

 O Português teve origem nas línguas faladas pelos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da Península. Várias escritas testemunham a existência de línguas paleo-hispânicas. Em Portugal destaca-se a escrita do sudoeste dos séculos VII e V a.C. no Baixo Alentejo e Algarve. Não há consenso entre os especialistas sobre a origem destas escritas, que poderão estar no alfabeto fenício ou no grego, talvez relacionados com os contactos comerciais destes povos.

 Após séculos de contacto com o latim estas línguas foram absorvidas, mas deixaram a sua marca num dialeto determinante na evolução das línguas portuguesa e galega.

Influência árabe em Portugal

Em 711 tropas muçulmanas vindas do Norte de África ocuparam a Península Ibérica, terminando o reino visigodo.  Os muçulmanos assenhorearam-se do território que designavam em língua árabe Al-Andalus, o qual governaram por cerca de cinco séculos no caso português, e mais de oito séculos na Espanha.externato séneca

A língua árabe foi adotada como língua administrativa nas regiões conquistadas. Contudo, a população continuou a falar dialetos românicos.

 A principal influência árabe foi no léxico, registando o português moderno 945 palavras de origem árabe.

Português arcaico (séc. XII – séc. XVI)

Entre os séculos XII e XIV o galego-português teve um papel especial nos reinos cristãos medievais da Península Ibérica como língua literária, semelhante ao occitano contemporâneo.

 Foi, quase a única língua usada na poesia lírica trovadoresca dos reinos de Leão, Castela, Galiza e Portugal. 

Divergência do Português e do Galego

Em 1143, o reino de Portugal foi formalmente reconhecido pelo Reino de Leão e Castela. 

 O português incorporou elementos árabes durante a reconquista e o galego foi influenciado pelas línguas leonesa e castelhana.

Os textos escritos em português mais antigos conhecidos são a A Notícia de fiadores (1175),

Na Galiza, a documentação legal em galego-português remonta a 1231, data de um diploma de venda procedente do mosteiro de Melón, no Minho. No entanto, o documento chamado Carta Foral do Boo Burgo é provavelmente mais antigo (c. 1228).

 A partir de 1530 dá-se o desaparecimento oficial do galego como língua de cultura e o português, por seu lado, desenvolveu-se no único território peninsular independente do domínio linguístico do castelhano.

Português Moderno (séc. XVI – séc. XXI)

A partir do século XVI, o renascimento aumentou o número de palavras importadas para o português associado ao desenvolvimento da imprensa levou à procura da normatização da língua portuguesa.

Entre os séculos XV e XVI, com a expansão da era dos descobrimentos, os portugueses levaram a língua portuguesa a muitas regiões da África, Ásia e América. Em simultâneo importaram para o léxico português, de várias línguas europeias novas palavras, vindas de terras distantes.

Assim sendo, o português tornou-se a língua franca nas costas do Oceano Índico e em África, usado não só pela administração colonial e pelos mercadores, mas também entre os oficiais locais e europeus de todas as nacionalidades.

Explicações de Português – Modalidades de acompanhamento:

I- Modalidade: Acompanhamento escolar das disciplinas durante todo o ano letivo e incidindo nos conteúdos programáticos a medida que são lecionados nas instituições de ensino. Neste caso o horário é mantido e assegurada a vaga durante o período letivo.

II- Modalidade: Preparação intensiva para testes e exames globais, consiste em sintetizar alguns conteúdos teóricos e trabalhar de forma árdua e célere nas resoluções de exercícios, testes e provas globais de anos anteriores. Também neste período contratado é assegurada a vaga.

Assim sendo, esta preparação, decorre por norma, em curtos períodos de tempo, que antecedem a data dos exames globais; como por exemplo, um ou dois meses, antes da data de realização da prova global.

Nesta situação, dada a escassez de tempo, para abordar e abranger o máximo de conteúdos lecionados nas escolas, selecionamos manuais específicos de resoluções de provas.

III – Explicações isoladas: Nesta modalidade facultamos a opção de marcações pontuais, sendo que a reserva de futuras explicações não é assegurada, ao contrário do que sucede na modalidade I e II.

Explicações de Português

Aceda aqui!  Formulário de Contacto https://explicacoesportugal.pt/contact-us/

https://www.youtube.com/watch?v=aCZBLRbbMk8https://www.youtube.com/watch?v=cEDQikIWtl4