Explicações Exames Nacionais
Os exames nacionais tiveram início em 1996, desde então essa é uma data especial, pois é através de um bom desempenho do aluno/a, que irá definir o seu Ingresso/Percurso no ensino superior.
Assim sendo, os exames nacionais representam um filtro no conhecimento e competências do aluno/a candidato onde é possível ter um excelente resultado.
São conhecidos como provas de ingresso e constituem um dos requisitos para que os alunos tenham acesso ao ensino superior envolvendo todas as matérias consideradas vertentes fundamentais para o ensino superior, motivo pelo qual, em geral, são exigidas 2 provas do ingresso, como seja:
- Exame Português;
- Exame Biologia e Geologia;
- Exame Matemática A;
- Exame Matemática B;
- Exames Física e Química;
- Exame MACS (Matemática Aplicada às Ciências Sociais);
- Exame de Geografia;
- Exame de Economia;
- Exame Filosofia;
- Exame História A;
- Exames História e Cultura das Artes;
- Exame Inglês;
- Exame Geometria Descritiva.
- Explicações Exames Nacionais
O exame nacional na prática é bem simples, pois; o estudante fará somente aquelas provas que são obrigatórias, de duas das disciplinas supra citadas, e as restantes serão escolhidas de acordo com o curso desejado.
Cada prova que irá fazer no exame nacional é composta por questões do tipo, múltipla escolha e também dissertativas.
A 1ª fase das provas é distribuída durante duas semanas e a 2ª fase é realizada em uma semana.
A maior parte das provas em geral, conta com um total de 120 minutos para que os estudantes possam finalizá-las, com exceção da prova de matemática, com 150 minutos.
A prova de redação não é uma exigência para todos os estudantes que vão fazer os exames nacionais, mas somente para aqueles que realizarão a prova de português ou a prova de línguas estrangeiras, como inglês.
As provas dos exames nacionais possuem como valor máximo 200 pontos e quem deseja tentar uma vaga no ensino superior, precisa obter uma nota mínima; sendo para a maior parte dos cursos, a nota mínima exigida de 95 pontos, porém, existem cursos com uma exigência de nota mínima bem maior.
No caso dos cursos de medicina, a maioria das universidades faz a exigência de 140 pontos como a nota mínima do estudante.
É crucial ter em consideração que essas provas apenas acontecem duas vezes no ano, uma no mês de junho e outra no mês de julho.
Com isso, o estudante tem somente duas oportunidades e há uma redução do próprio peso emocional sobre ele, visto que caso a aprovação não seja suficiente já na primeira Fase, terá apenas uma outra possibilidade no mês seguinte.
Os estudantes devem ainda certificarem-se a partir de 2022, se poderão usar esses exames como provas de ingresso tanto no ano de realização quanto nos quatros anos seguintes, sem a necessidade de realizá-los a cada dois anos, como antes de 2022.
Em suma, efetuar a preparação de um exame nacional nem sempre é tarefa fácil, pois poderá haver lacunas que ficaram para trás, nos anos anteriores do secundário e que necessitam de ser colmatadas até ao momento da prova.
Assim sendo, junta-te à equipa QuickwordsLda – explicacoesportugal.pt, que possui os melhores materiais e ferramentas de estudo para a preparação com sucesso nos Exames Nacionais.
CONTACTE-NOS AGORA MESMO 927 821 118