Partilhar nas Redes Sociais

Explicações de Geometria Descritiva

Explicações Geometria Descritiva com um atendimento personalizado, foca-se nos conteúdos específicos solicitados pelos alunos e encarregados de educação.

A Quickwords Lda dá apoio a Explicações de Geometria Descritiva há mais de três décadas, sempre atenta e redirecionando conteúdos e manuais de acordo com as diretivas anualmente produzidas pelas Entidades Competentes.

Assim sendo, as Explicações Geometria Descritiva, baseiam-se nos programas e manuais definidos pelas instituições de ensino a qual pertence o aluno. No entanto, dispomos de manuais complementares, recomendados pelo Ministério de Educação para as matérias respetivas.

Na prossecução desta tarefa, as Explicações Geometria Descritiva  consulta de forma periódica as editoras que se dedicam a elaboração de conteúdos e manuais no contexto do Ensino Secundário.Explicações História Vergílio Ferreira

Por outro lado, tem sido, uma preocupação contínua a aquisição de manuais atualizados e revistos consoante as diretrizes do Ministério de Educação. Neste sentido, julgamos crucial a pesquisa que efetuamos na procura permanente de inovações e motivações em relação aos conteúdos programáticos estipulados pelo pelouro educativo.

Neste âmbito, as explicações versam também sobre as seguintes disciplinas:

1- Matemática

2- Geografia

3- Física

4- Química

5- História

6- Filosofia

7- Português

8- Outras…

Explicações Geometria Descritiva  – Modalidades de acompanhamento:

I- Modalidade: Acompanhamento escolar das disciplinas durante todo o ano letivo e incidindo nos conteúdos programáticos a medida que são lecionados nas instituições de ensino. Neste caso o horário é mantido e assegurada a vaga durante o período letivo.

II- Modalidade: Preparação intensiva para testes e exames globais, consiste em sintetizar alguns conteúdos teóricos e trabalhar de forma árdua e célere nas resoluções de exercícios, testes e provas globais de anos anteriores. Também neste período contratado é assegurada a vaga.

Assim sendo, esta preparação, decorre por norma, em curtos períodos de tempo, que antecedem a data dos exames globais; como por exemplo, um ou dois meses, antes da data de realização dos exames nacionais.

Nesta situação, dada a escassez de tempo, para abordar e abranger o máximo de conteúdos lecionados nas escolas, selecionamos manuais específicos de resoluções de provas.

III – Explicações isoladas: Nesta modalidade facultamos a opção de marcações pontuais, sendo que a reserva de futuras explicações não é assegurada, ao contrário do que sucede na modalidade I e II.

Como evoluiu a Geometria Descritiva?

Geometria descritiva ou método de monge é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional.

Esse método foi desenvolvido por Gaspard Monge (1746 — 1818) e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde a sua sistematização e foi tratada como segredo de Estado devido a capital importância que lhe foi atribuída.

Na geometria descritiva utiliza-se a épura para representar objetos, os quais determinam direções de retas projetantes. A épura de Monge é a planificação do que foi projetado ortogonalmente nos planos de projeção, também ortogonais entre si.

A linha de terra (LT) é a reta de interseção entre os planos de projeção propostos por Monge, chamados de Vertical (ou Frontal) e Horizontal, os quais dividem o espaço em quatro diedros ou quadrantes.
Posteriormente Gino Loria implementou o terceiro plano de projeção (que deu origem à vista lateral esquerda, quando vista do 1º diedro).

A geometria descritiva serve de base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, secções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de plano(s) de projeção, determinação de verdadeiras grandezas (V.G.) de distâncias, ângulos e superfícies, bem como o cálculo de volumes a partir dos dados extraídos das projeções ortogonais.

O ensino de geometria descritiva é fundamental para a arquitetura, a engenharia, o design de interiores e o design de produtos, entre outros.

O ensino de geometria descritiva é fundamental para a arquitetura, a engenharia, o design de interiores e o design de produtos; quanto maior for o seu conhecimento, mais poderá ser extraído dos programas de CAD e das modelagens em 3D, que exigem o domínio de medidas, curvaturas e ângulos exatos.

Em artes visuais, a geometria descritiva tem o intuito de desenvolver a habilidade espacial dos alunos.

Em alguns cursos superiores de design gráfico, foram estruturadas as metas curriculares, tendo eliminado a geometria descritiva e substituindo-a por disciplinas com funções mais específicas, como ilustrações digitais e softwares artísticos de modelagem tridimensional, uma vez que estes podem não requerer precisão geométrica.
A modelagem tridimensional continua, na sua construção, com os conceitos da geometria descritiva. Não se pode esquecer, que para gerar maquetes virtuais de qualidade, é necessário o conhecimento de conteúdos específicos da geometria descritiva, como, seja, a localização de pontos através de coordenadas (X, Y, Z) em suas formas absolutas ou relativas.

Explicações Geometria Descritiva

Aceda aqui!  Formulário de Contacto https://explicacoesportugal.pt/contact-us/