Partilhar nas Redes Sociais

A bioestatística é a aplicação de estatística á área da biologia e da medicina, sendo essencial ao planeamento, recolha, avaliação e interpretação dos dados obtidos.
É fundamental à epidemiologia, à ecologia, à psicologia social e à medicina baseada em evidência. A estatística forma uma ferramenta chave no conhecimento como um todo.

É utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controlo de processos, e de qualidade bem como na tomada de decisão.
A estatística é uma ferramenta segura, uma ciência exata.explicações bioestatística
Bioestatística é uma disciplina científica que é responsável pela aplicação de análises estatísticas para diferentes questões relacionadas à biologia. Pode-se dizer que a bioestatística é uma área ou uma especialização da estatística, dedicada ao estudo quantitativo de todos os tipos de variáveis.

No início do século XIX, a prática de apelar aos métodos matemáticos para a quantificação das variáveis dos pacientes começou a ser expandida.

A medicina por exemplo, incorporou a bioestatística nos estudos para obter dados sobre infeções, epidemias, etc. Assim sendo, a análise das estatísticas registadas pelos médicos e enfermeiros, tornou-se muito importante para a geração de informações úteis em tratamentos e campanhas de prevenção.

A bioestatística pode ser útil em várias áreas da saúde pública, pois é possível diagnosticar uma epidemia de obesidade ou alertar sobre uma alta taxa de desnutrição. No campo da epidemiologia, a bioestatística ajuda a detetar como uma epidemia evolui, onde a prevenção está a ser mais eficaz ou para onde os recursos devem ser enviados de modo a reverter uma tendência negativa.

A ecologia também pode fazer uso da bioestatística para registar os níveis de poluição e outros indicadores que afetam diretamente a vida de pessoas, animais, plantas e outros seres vivos.

Portanto, a bioestatística pode ser considerada um ramo especializado da Informática Médica, que é aplicação das comunicações e da informática à saúde, complementada pela Bioinformática, que é a tecnologia empregada para gestão e análise de dados biológicos.

Bioestatística – Vantagens:

A Bioestatística tem como principal vantagem o fato dela não apenas resolver, como é capaz de compreender uma complexa metodologia de estudo para responder às hipóteses, além de agilizar e organizar o sistema de investigação, desde o projeto geral, a amostra, o controle da qualidade de informação e a prestação dos resultados.

Também tem benefícios no desenvolvimento de estudos que possibilitem a criação de novos medicamentos e a compreensão de doenças crónicas, como a SIDA e o cancro. A bioestatística tem-se tornado fundamental para as pesquisas na saúde pública, como o estudo sobre epidemiologia, saúde ambiental, nutrição e saneamento, genética populacional, medicina, ecologia e bioensaios.

Explicações Bioestatística

Contacte-nos hoje mesmo https://explicacoesportugal.pt/explicacoes-precos/